domingo, 25 de setembro de 2011

Você sabe se desintoxicar?




Hoje fala- se muito em desintoxicação e diversas dietas e produtos que seriam capazes de desintoxicar nosso corpo. Sabe-se que o processo de desintoxicação é um processo fisiológico natural do organismo, que descreve a depuração de toxinas que ocorrem em todas as células, sendo importante função do fígado, trato intestinal e dos rins.
Contudo, quando há um acúmulo de substâncias tóxicas, sejam elas - alimentares, industrializados, agrotóxicos, emocionais, fármacos, poluição – elas necessitam passar por alguns processos bioquímicos no nosso organismo para que tal substância tenha capacidade de eliminação. Quando o organismo não consegue sozinho fazer essa eliminação, é quando ele necessitaria de um recurso externo, que seriam os Programas de Detox
A Detox ou Detoxificação sugere a idéia central de eliminação de substâncias tóxicas, que muitas vezes ingerimos ou criamos, e nosso organismo por esse excesso, pode começar a acumular. 
Atualmente existem Detox com diferentes finalidades, há as que visam somente o emagrecimento ou limpeza do fígado, há também Detox somente frutas, de sucos, de sopas, de crus, de monodietas entre outros. 
Com tantas opções e metodologias diferentes de Detox, é preciso avaliar seu estado de saúde para determinar qual o melhor método de Detox.


 Uma Detox completa seria uma Detoxificação Sistêmica, que engloba tanto os fatores orgânicos como os emocionais, respeitando uma abordagem biopsicossocial.
Assim, indica-se sempre uma orientação nutricional, com alimentos que auxiliem na depuração dessas toxinas, dando um suporte ao organismo para conseguir depurá-los. Entre as terapias integrativas e complementares, indicam-se banhos aromáticos e alternados, massagens, esfoliação, drenagem, fitoterápicos, exercícios, meditação, florais, sempre auxiliados por profissionais habilitados no controle da Detox, para obter resultados efetivos e sem riscos.

Mas cuidado! Há Programas de Detox muito radicais e incluem apenas produtos encapsulados prometendo efeitos milagrosos, eles devem ser evitados. 
Lembre que qualquer tipo de Detox inclui sempre uma reeducação alimentar e de hábitos de saúde saudável.  Procure sempre um profissional habilitado!

Dicas básicas:

Ingestão de líquidos ao longo dia – sucos, água de coco, e muita água;
Incluir frutas, cereais e massas integrais;
Preferência a alimentos orgânicos;
Caminhar pelo menos 15 minutos por dia;
Esfoliação com uma escova seca no corpo para estimular a circulação;
Óleos essências naturais no ambiente, principalmente os anti-sépticos, auxiliam no combate a problemas respiratórias, fungos e bactérias;

Evitar:

Evitar os produtos industrializados como margarinas, adoçantes e processados;
Evitar banhos muito quentes;
Evite dormir com telefones e computadores ligados no quarto.

Lembre que o equilíbrio é a melhor forma de se manter a saúde, nada que é radical demais é saudável!

Denise Casagrande e Joana Carreirão
Bacharéis em Naturologia Aplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário