terça-feira, 5 de junho de 2012

Óleo de Orégano:Conheça suas propriedades antibacterianas, antiparasitárias e antioxidantes!


O Orégano (Origanum vulgare) é uma planta aromática mediterrânea utilizada tradicionalmente para reforçar as funções digestivas, respiratórias e articulares, composta por óleos essenciais como timol, carvacrol, ácido rosmarínico, além de outras propriedades como: flavonóides, magnésio, zinco, potássio entre outras.
O óleo essencial extraído do Orégano é conhecido em largo espectro, como agente antiviral, antifúngico, antibacteriano e anti-séptico. Um grande número de estudos in vitro mostrou que o seu óleo essencial destrói um vasto leque de bactérias e de fungos.
Um dos principais ativos por esta ação antibacteriana é o Carvacrol, um monoterpenóide fenol naturalmente encontrado nos óleos essenciais de segurelha (Satureja hortensis/montana), tomilho (Thymus vulgaris) e no orégano (Origanum vulgare), que contém cerca de 80% de carvacrol em sua composição.
O Carvacrol é um poderoso agente antimicrobiano, eficaz contra as bactérias Escherichia coli, que quase sempre são as responsáveis pelas infecções no trato gastrointestinal e urinário, e contras as Bacillus cereus, associadas a doenças de origem alimentar. Já sua ação anti-inflamatória está relacionada com a enzima COX-2 (Ciclooxigenase-2), que atua neste processo.
In vitro, o Carvacrol exercia as suas propriedades antifúngicas contra a candidíase e sobre uma candidíase oral induzida experimentalmente em ratos imunodeprimidos, o que sugere que pode constituir um tratamento eficaz da candidíase oral. Além disso, outras pesquisas mostram a eficácia do Carvacrol em células tumorais do pâncreas. Conforme um estudo da Universidade de Long Island, conduzido pela Dr. Supriya Bavadekar, demonstra que carvacrol estimula a apoptose em células de câncer de próstata.
Sendo assim passa a existir um crescente interesse na utilização de óleos essenciais, devido as suas propriedades, como agente antioxidante, antimicrobiana e anticancerígeno. Embora a utilização deste material ocorra em maior quantidade nas indústrias de alimentos, este também vem sendo utilizado em indústrias farmacêuticas em razão de suas propriedades terapêuticas.

Joana Carreirão Martins
Naturóloga, Especialista em Fitoaromatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário