quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Consultoria em Naturologia Aplicada: o inovador segmento da saúde


Nos dias de hoje, se tornou extremamente necessário acompanhar as mudanças de paradigma do mundo globalizado, no qual a soma e a integralidade estão cada vez mais presentes em todas as áreas de conhecimento. 

Não seria diferente na área da saúde, na qual a definição mais moderna construída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.
As formas de saúde integral então em constante crescimento no mercado atual. Hoje a OMS possui um registro bastante significativo na área de práticas integrativas e complementares, na qual já existe no Brasil, a Portaria referente ao uso das mesmas.
O aumento da procura faz com que o mercado de trabalho demande um profissional qualificado na área, para desenvolver trabalhos específicos na área de terapias       integrativas       e          complementares        no         ambiente   de     atuação multidisciplinares.
A Quântica trabalha com o objetivo de complementar os trabalhos já existentes, aprimorando o atendimento ao cliente e trazendo uma perspectiva inovadora na relação do profissional com os clientes e com seu trabalho.
Abre-se assim a possibilidade de um tratamento mais amplo e abrangente, que contempla a visão da saúde integralizada. Chega o momento de ampliar as opções de tratamentos aos pacientes com terapias integrativas e complementares.




domingo, 25 de setembro de 2011

Você sabe se desintoxicar?




Hoje fala- se muito em desintoxicação e diversas dietas e produtos que seriam capazes de desintoxicar nosso corpo. Sabe-se que o processo de desintoxicação é um processo fisiológico natural do organismo, que descreve a depuração de toxinas que ocorrem em todas as células, sendo importante função do fígado, trato intestinal e dos rins.
Contudo, quando há um acúmulo de substâncias tóxicas, sejam elas - alimentares, industrializados, agrotóxicos, emocionais, fármacos, poluição – elas necessitam passar por alguns processos bioquímicos no nosso organismo para que tal substância tenha capacidade de eliminação. Quando o organismo não consegue sozinho fazer essa eliminação, é quando ele necessitaria de um recurso externo, que seriam os Programas de Detox
A Detox ou Detoxificação sugere a idéia central de eliminação de substâncias tóxicas, que muitas vezes ingerimos ou criamos, e nosso organismo por esse excesso, pode começar a acumular. 
Atualmente existem Detox com diferentes finalidades, há as que visam somente o emagrecimento ou limpeza do fígado, há também Detox somente frutas, de sucos, de sopas, de crus, de monodietas entre outros. 
Com tantas opções e metodologias diferentes de Detox, é preciso avaliar seu estado de saúde para determinar qual o melhor método de Detox.


 Uma Detox completa seria uma Detoxificação Sistêmica, que engloba tanto os fatores orgânicos como os emocionais, respeitando uma abordagem biopsicossocial.
Assim, indica-se sempre uma orientação nutricional, com alimentos que auxiliem na depuração dessas toxinas, dando um suporte ao organismo para conseguir depurá-los. Entre as terapias integrativas e complementares, indicam-se banhos aromáticos e alternados, massagens, esfoliação, drenagem, fitoterápicos, exercícios, meditação, florais, sempre auxiliados por profissionais habilitados no controle da Detox, para obter resultados efetivos e sem riscos.

Mas cuidado! Há Programas de Detox muito radicais e incluem apenas produtos encapsulados prometendo efeitos milagrosos, eles devem ser evitados. 
Lembre que qualquer tipo de Detox inclui sempre uma reeducação alimentar e de hábitos de saúde saudável.  Procure sempre um profissional habilitado!

Dicas básicas:

Ingestão de líquidos ao longo dia – sucos, água de coco, e muita água;
Incluir frutas, cereais e massas integrais;
Preferência a alimentos orgânicos;
Caminhar pelo menos 15 minutos por dia;
Esfoliação com uma escova seca no corpo para estimular a circulação;
Óleos essências naturais no ambiente, principalmente os anti-sépticos, auxiliam no combate a problemas respiratórias, fungos e bactérias;

Evitar:

Evitar os produtos industrializados como margarinas, adoçantes e processados;
Evitar banhos muito quentes;
Evite dormir com telefones e computadores ligados no quarto.

Lembre que o equilíbrio é a melhor forma de se manter a saúde, nada que é radical demais é saudável!

Denise Casagrande e Joana Carreirão
Bacharéis em Naturologia Aplicada

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Saúde Biopsicossocial




Importância de uma abordagem integral de saúde nos dias atuais

Saúde hoje é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os conhecimentos filosóficos, tecnológicos, psicológicos e biológicos devem permitir a possibilidade de tratar o ser humano como um todo, indivisível ou indissolúvel.
Dentro deste novo paradigma, que contemplam a visão de saúde integral, a saúde é vista como um estado equilibrado do indivíduo, a saúde do corpo, da mente e do espírito. 
Para tal, é necessário redimensionar o pensamento nos diferentes aspectos: biológicos (genéticos, hereditários), emocionais/psicológicos (intrapsíquicos e relacionais) e ambientais/sociais.
A Naturologia Aplicada realiza um trabalho diferenciado, voltado para a prevenção de doenças e promoção de saúde, disponibilizando diversas terapias naturais, que visam objetividade e qualidade no atendimento.
Num mometo em que a integralidade se torna palavra de ordem, não se pode mais pensar na saúde segmentada.
Elaboração e resignificação dos conflitos pessoais; controle e prevenção de doenças, estresse e distúrbios do sono; reeducação de hábitos através de terapias integrativas e complementares são utilizados pela Naturologia, sempre no sentido de proporcionar estímulos para a auto-regulação do organismo.


Joana Carreirão Martins
Bacharel em Naturologia Aplicada
Sócia-proprietária
Quântica Naturologia
 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ágar-ágar: saúde que vem das algas


É a onda do momento. Usada em massagens e máscaras, rica em sais minerais, vitaminas e celulose, a substância extraída das algas marinhas é um bálsamo para a saúde. E as formas de adquirir seus benefícios são inúmeras: chás, sopas e até em compressas para faciais.

O ágar-ágar vem sendo utilizado no lugar da já tradicional gelatina por endurecer mesmo sem ir ao gelo.  Para os chefs da cozinha espanhola, já virou item básico. Aqui no Brasil também está sendo difundido no meio gastronômico, dando nova textura e refrescância aos pratos. Mas é entre os fãs de uma comida natural que encontra mais popularidade.

Tem inúmeras propriedades: "desintoxicantes, hidratantes da pele e reguladoras do intestino pela sua quantidade de fibras”, descreve a naturóloga Joana Carreirão. Ela explica que a substância é comercializada seca, assim como a alga Nori, usada na preparação do sushi. “A alga melhora a expressão da pele e sua elasticidade. Com intestino funcionando regularmente e aplicações estéticas, os resultados são visíveis”, completa.

Livre de impurezas, o ágar-agar é retirado das camadas mais profundas dos oceanos, mas para suas propriedades se manterem são necessários cuidados na hora da compra. Muita gente o mistura com sucos fazendo uma gelatina. Mas para uso medicinal é preciso consultar um médico. “Como qualquer planta, o ágar-agar tem composições químicas complexas. Ele precisa ser usado com orientação e cautela. Cada paciente precisa de uma dosagem específica para que os resultados sejam alcançados”, alerta Joana.
 
http://gnt.globo.com/saude/noticias/Agar-agar--saude-que-vem-das-algas.shtml