terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mente Alerta



  ::MENTE ALERTA - foco e concentração ativados pelos óleos essenciais::Psicoaromatologia

Nos últimos tempos vem se demonstrado uma atenção especial para as atividades do cérebro em função das falhas mais comuns de memória que levam a danos mais sérios. O fato da previsão de vida ter aumentado preocupa os neurocientistas pela ocorroência de doenças graves decorrentes da falta de estimulações as áreas do cérebro.

Segundo a neurocientista, Suzana Herculano-Housel, em seu livro, “O cérebro nosso de cada dia”, explica que continuam nascendo neurônios novos depois que nascemos (o que era descartado até pouco tempo), mas não pelo cérebro todo: só o hipocampo e o órgão cerebral do “OLFATO”, tem esse privilégio.

Através de pesquisas e testes em laboratórios, comprovou-se que esses novos neurônios morrem em pouco tempo, enquanto os mais “velhos” continuam firmes e fortes. Possivelmente, o processo de nascimento de novos neurônios tenha um papel importante no aprendizado, já que o hipocampo participa da formação de novas memórias, e é essencial para o homem adulto aprender novos nomes, reconhecer novas pessoas ou novos lugares.

O assunto é complexo, mas não complicado. É bom observar que o cérebro condicionado por associação (Pavlov), depende do hipocampo para continuar respondendo aos estímulos. O importante é que o cérebro seja sempre estimulado com atividades diferentes, não deixando que o comportamento seja automatizado e fique sem referências em suas atuações mais diretas de observações.
Pratique exercícios cerebrais e tenha uma mente ativa para manter a saúde e o bem estar do corpo.

Como já foi dito, o bulbo olfativo é privilegiado pela formação de novas células e está intimamente ligado ao cérebro.
A Aromatologia pode auxiliar, e muito, nos mecanismos do cérebro para colocá-lo em estado de alerta, despertando para novos caminhos de aprendizado e estimulando a memória e a concentração.

Os óleos mais utilizados para ativar a memória: Manjericão, Lemongrass, Limão, Alecrim, Eucalipto, Hortelã-Pimenta.

 
Quântica Naturologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário