sexta-feira, 30 de março de 2012

O poder curativo da Música!




Serviços de Musicoterapia em ambientes médicos, como hospitais podem assumir diferentes formas e estão cada vez mais se tornando presentes nos hospitais ao redor do mundo. Aos poucos, médicos e pesquisadores estão adotando a musicoterapia em salas de cirurgia e no tratamento de pacientes ambulatoriais e hospitalizados.
Os resultados são pacientes tratados de forma especifica e individualizada, onde os benefícios são inúmeros por ser considerado um tratamento de abordagem integral.
A MUSICOTERAPIA é uma terapia expressiva, predominantemente não-verbal, onde se usa a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), os instrumentos musicais e outros componentes sonoro-musicais com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que buscam ajuda para tratar ou prevenir alguma enfermidade. Através da criatividade, da expressividade e da espontaneidade, trabalha as emoções, os afetos, a cognição e as relações do indivíduo.
"A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento". (Federação Mundial de Musicoterapia Inc. 1996).
Exemplos dos possíveis benefícios de intervenções de Musicoterapia em ambientes médicos incluem: redução da ansiedade , agitação, estresse, pressão arterial, frequência cardíaca, tensão muscular, respiração, redução do débito cardíaco, diminuição da duração da internação, melhora do humor, administração da dor, redução de medicamentos e mais a, ativa participação e positiva no tratamento.
A musicoterapia também oferece oportunidades para melhorar as habilidades de comunicação, socialização, linguagem, auto-expressão, habilidades motoras como a marcha e amplitude de movimento, e em geral questões relativas a desenvolvimento e habilidades cognitivas, incluindo orientação para a realidade, atenção e memória.

Quântica Naturologia
Joana Carreirão Martins
Bacharél em Naturologia Aplicada UNISUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário